Nossas Ações

 

Atuamos em duas frentes


Ecologia/Biologia

Objetivos: Estudar e monitorar as populações de onças-pintadas e onças-pardas (e suas presas naturais), identificar as áreas prioritárias para a execução de ações de conservação destes felinos na área das Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça e seu entorno, e compreender qual a influência da atividade humana sobre esses animais silvestres.

Dimensões Humanas

Objetivos: Identificar, descrever, entender e, quando possível, influenciar comportamentos humanos a favor da conservação das espécies em seus hábitats. Favorecer o desenvolvimento humano como meio de promover a coexistência humanos-fauna silvestre.

 

 

 

 

 

Monitoramento por telemetria

Com os pés nas trilhas e olho no computador!!! Com o uso de radiocolares, duas onças-pintadas (Panthera onca) e duas onças-pardas (Puma concolor) foram monitoradas pelo Programa. Os dados obtidos permitiram compreender melhor a biologia e ecologia destas espécies, para assim desenvolver e executar estratégias de conservação na Caatinga.

 

 

 

 

Armadilhamento fotográfico e busca ativa

De olho nas fotos e de olho nas trilhas!! Com o uso de armadilhas fotográficas e busca por rastros e vestígios, o Programa Amigos da Onça já identificou 27 espécies de mamíferos de médio e grande porte silvestres no Boqueirão da Onça. Até então, não se conhecia e não existia uma lista oficial deste grupo da fauna terrestre do local, e isto é de extrema importância para auxiliar na elaboração de estratégias para conservação destes animais e dos ambientes onde vivem.

 

 

Redução de predação

Propor a transição do sistema de manejo dos rebanhos para reduzir a perda dos animais e melhorar sua qualidade. O método tradicional de criação na região é extensivo, os animais se alimentam da vegetação. Nossa proposta é gradativamente fazer a transição para o sistema semi-intensivo, firmando parceria com os criadores, que se comprometem em recolher os animais no período noturno. É esperado que diminuam a probabilidade do encontro com o predador e a possível retaliação por predação. 

 

Chiqueiro anti-predação

O Programa Amigos da Onça desenvolveu um modelo pioneiro de chiqueiro que protege os  caprinos e ovinos no período noturno, no qual os predadores costumam estar mais ativos. O chiqueiro é fechado impedindo qualquer contato com a parte externa, mas ainda permitindo a entrada de sol e chuva. Seu design impede predadores de entrar, muito diferente dos antigos chiqueiros, abertos e vulneráveis. Além disso, os rebanhos têm melhor conforto térmico, o que influencia na saúde e qualidade dos animais.
Já construímos 18 chiqueiros anti-predação nas comunidades de Queixo Dantas e Lagoa do Mari e estamos completando os recursos financeiros para a construção de mais.

Educação para Conservação

Utilizando o conhecimento e informações adquiridos em campo junto às comunidades, o Programa promove cursos e palestras sobre captura e manejo de onças em vida livre, ecologia e biologia dos mamíferos de médio e grande porte da Caatinga, principalmente sobre as onças; temas relacionados aos impactos das atividades humanas sobre a fauna da Caatinga; alternativas de uso sustentável dos recursos da Caatinga, principalmente sobre o uso da água, entre outras. Além disso, colabora com as atividades dos Planos Nacionais de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas do Brasil, coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); participa de grupos de discussões e ações para a identificação e construção de soluções para a conservação das espécies da Caatinga. Ainda divulga suas atividades para cientistas e público em geral, no Brasil e no exterior, em conferências, simpósios e congressos, entrevistas, podcast e artigos. Recebe estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento.

 

 

Dimensões Humanas

Possibilitar o desenvolvimento humano das populações do Boqueirão da Onça, para reduzir suas percepções de vulnerabilidade pela coocorrência com as onças. O Programa promove cursos e palestras para orientação sobre medidas mitigadoras para redução de conflitos socioambientais e entre humanos e fauna silvestre. Compartilhamos o conhecimento adquirido e construído ao longo dos anos, do bioma e das espécies silvestres, para que as pessoas possam ter melhor qualidade de vida e coexistir com os animais silvestres que vivem na Caatinga.

 

 

Vaga para estágio voluntário remoto 

 

O Programa Amigos da Onça: grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga (PAO), do Instituto Pró-Carnívoros (IPC), está disponibilizando uma vaga para estágio remoto na área de comunicação.

Período de inscrição: 20/09 a 05/10

SAIBA MAIS

PortuguêsEnglishEspañol