Pesquisadoras
daiana j.
polli
bióloga
Formada na UNESP/Jaboticabal e mestra em “Ecologia, Evolução e Biodiversidade” na UNESP/Rio Claro, possui experiência em ecologia de mamíferos e conservação de onças-pintadas e pardas e suas presas in situ e ex situ. Desde 2020 atua como pesquisadora do “Programa Amigos da Onça”.
francine
schulz
bióloga
Formada na Unisinos com mestrado em Engenharia Civil na mesma instituição, tem experiência em etnobiologia e dimensões humanas das interações entre homem e vida silvestre. Faz parte de um grupo de pesquisa e discussão de Dimensões Humanas da Natureza que tem cooperação internacional. Desde 2020 atua como pesquisadora do “Programa Amigos da Onça”.
renata
barros
bióloga
Mestre em Ciência Animal pela UNIFRAN, possui experiência em levantamento de mamíferos, microbiologia de animais silvestres e desenvolvimento de produtos terapêuticos. Já realizou estágios em projetos de educação ambiental e conservação de animais silvestres. Ingressou no “Programa Amigos da Onça” em 2022 como voluntária em comunicação.
sylvia hiromi
coordenadora de comunicação
Formada em Ciência e Tecnologia e graduanda em Engenharia Ambiental e Urbana, e também em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua como voluntária em projetos ambientais desde 2015, tendo conhecimento na área de comunicação e atualmente trabalhando com animais silvestres. Em 2021 atuou como estagiária no “Programa Amigos da Onça” e em 2022 assumiu a coordenação da área de comunicação do Programa.
Auxiliares de campo
ISMAEL A.
SILVA
Morador de Sento Sé, Bahia, atua no “Programa Amigos da Onça” desde 2012.
MARIANO NETO F. JESUS
Morador da comunidade de Queixo Dantas, Campo Formoso, Bahia, atua no “Programa Amigos da Onça” desde 2012.
Colaboradora externa
cláudia b. campos
Formada na UNIMEP, Piracicaba, com mestrado e doutorado na ESALQ/USP. É pesquisadora associada do Instituto Pró-Carnívoros, co-fundadora e ex-coordenadora do Programa Amigos da Onça. Possui experiência em Ecologia e Biologia da Conservação de mamíferos de médio e grande porte. Atualmente está no ICMBio como chefe Núcleo de Gestão Integrada das Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça e Ararinha-azul.
Estagiários de comunicação
Sarah Bessa
Graduanda em Ciências Biológicas pela PUC – Minas, com interesse na área da Conservação e Mastozoologia. Possui experiência com manejo e pesquisa de animais silvestres e produção de conteúdo de divulgação científica em mídias sociais. Além disso, desenvolveu estudo relacionado à contaminação de morcegos neotropicais por metais pesados.
Juliana campagnoli
Graduanda em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário das Américas (FAM), com interesse na area de clínica e conservação de animais silvestres. Tem experiência com manejo de animais de vida livre e divulgação científica nas mídias sociais. Atualmente, realiza pesquisa relacionada a hemossiderose em tamanduás e tatus do Cerrado e Mata Atlântica.
MARIA EDUARDA FERREIRA
Graduanda em Ciências Biológicas pela UNESP, tem interesse por temas como ilustração científica, psicobiologia e megafauna aquática. Tem experiência com ações de educação ambiental, divulgação científica e comunicação, além de participar de atividades acadêmicas relacionadas aos animais selvagens e sua conservação.