Como ser mais sustentável no Carnaval?
O Carnaval, uma das festas mais tradicionais e festivas da cultura brasileira, é uma data marcada por muita dança, cores, ritmos, alegria, músicas e uma energia única que reflete a diversidade e a brasilidade do nosso povo.
Escola de Samba Mancha Verde homenageando o Nordeste no Desfile das Escolas de Samba de 2023. Foto: Fábio Tito/G1
Porém, em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas e pelo uso insustentável de recursos naturais, é essencial aproveitar a alegria dessa data com consciência e responsabilidade. E você, leitor? Que tal acompanhar as dicas do Programa Amigos da Onça para curtir o Carnaval de maneira mais sustentável?
-
Descarte o lixo de maneira correta
Em 2024, segundo levantamento realizado pela Central Brasileira de Notícias (CBN), após divulgação de dados da limpeza urbana pós carnaval das prefeituras, as principais capitais brasileiras da folia (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador) geraram, juntas, quase 5 mil toneladas de lixo. Uma adequada gestão do lixo, tanto pela prefeitura quanto pelos foliões, em dias tão agitados como os de Carnaval, é essencial para reduzir os impactos ambientais. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, diversos blocos já adotaram práticas mais conscientes, em que o uso de copos reutilizáveis ganha espaço e os organizadores amarram sacos de lixo no carro de som, para que as pessoas descartem o lixo durante o desfile, ações como essas promovem uma folia mais sustentável e consciente.
Procure lixeiras ou guarde seu lixo até encontrar algum ponto de descarte adequado, alguns blocos de rua já estão se adequando e contam com a instalação de pontos de descartes em locais estratégicos e visíveis. Medidas como essas evitam o entupimento de bueiros, riscos de enchentes e poluição. Afinal, ninguém merece curtir em meio à sujeira, não é?
-
Consuma de maneira sustentável
As celebrações carnavalescas também são muito marcadas por bebidas, se você gosta de beber, evite descartáveis, leve seu próprio copo reutilizável ou caneca com tirante. Além disso, dê preferência para as bebidas em latas de alumínio, já que esse material tem um alto índice de reciclagem e são fonte de renda para catadores de recicláveis, ao invés das garrafas de vidro e plástico, por exemplo. E, caso você prefira ficar só na água, leve sua própria garrafa!
-
Utilize glitter biodegradável
Um dos maiores, senão o maior, símbolo carnavalesco é o glitter, que se encontra impregnado em todos os cantos onde se celebra essa data, afinal, Carnaval sem brilho não é Carnaval! Contudo, a purpurina é um dos grandes vilões do meio ambiente, pois o glitter é microplástico e, como todo plástico, não se degrada facilmente, poluindo o meio ambiente, especialmente a vida marinha. Substitua o glitter convencional pelos biodegradáveis; marcas como Glitra e Colormake são exemplos de onde você pode conseguir. Se ainda assim você optar pelo glitter normal, retire-o da pele antes do banho, com lenço umedecido, por exemplo, para que ele não siga para os corpos hídricos. E, caso você goste de confetes, é possível confeccioná-los de maneira ecológica utilizando revistas, jornais e cadernos não mais utilizados e até mesmo folhas secas! Clique no link: Família Legal: Confete Ecológico e veja como é possível brilhar sem prejudicar o planeta.
-
Crie sua fantasia com materiais reutilizáveis ou recicláveis
Quem gosta de se fantasiar no Carnaval sempre compra acessórios e materiais para compor o look da folia, o que quase sempre envolve muito plástico e geração de resíduos. Ao invés de comprar fantasias descartáveis, que geralmente são feitas de materiais não recicláveis, busque opções feitas com tecidos reutilizáveis, ou até mesmo crie sua própria fantasia com materiais reciclados. Essa dica, além de ajudar o meio ambiente, ainda vai estimular sua criatividade e pode ser uma tarefa divertida. Além disso, ao invés de descartar sua fantasia antiga encontre pontos de troca ou doação de fantasias, além de grupos online para compartilhar e revender, atitudes como essa promovem um Carnaval circular, onde nada vai para o lixo!
Fantasia produzida por meio de reaproveitamento de materiais. Fonte: Renata Abranchs Branding
Com nossas dicas para celebrar essa data de forma mais sustentável, é hora de colocar tudo em prática! Afinal, o que seria do Carnaval sem a energia contagiante dos foliões brasileiros? Vamos transformar esse brilho em uma festa que respeita nosso planeta, sem deixar rastros negativos.
Carnaval é diversão, cultura e celebração, mas também é compromisso com presente e futuro. Aproveite os bloquinhos sem deixar marcas no meio ambiente e garanta que o Carnaval continue sendo uma folia de todos: do meio ambiente e de todos nós. Fica aqui o convite do PAO para que, juntos, façamos a folia mais verde e consciente de todas!
Texto por: Larissa Terra da Silva Guerra