Retrospectiva Programa Amigos da Onça 2024
E chegou o fim de mais um ano! Para o PAO, 2024 se encerra com grandes realizações e momentos marcantes. Foram muitos eventos, textos informativos e entrevistas incríveis publicadas no blog, atividades em campo e participação de nossas pesquisadoras em entrevistas e palestras. Vamos juntos e juntas relembrar nossas atividades mais relevantes de 2024?
Participação em eventos, palestras e entrevistas
Logo no início do ano, o PAO já estava com a mão na massa, empenhado em promover um ano proveitoso, repleto de atividades educativas e relevantes, com a realização de grandes entrevistas! Em janeiro, nossa pesquisadora e cofundadora Carolina Esteves concedeu uma entrevista à Agência Senado sobre o bioma Caatinga e as onças. Ainda no mesmo mês, a bióloga Carolina também foi entrevistada pelo O Eco, um veículo de jornalismo ambiental, participando da reportagem intitulada “Caatinga vive o dilema da transição energética justa”. Na matéria, ela discutiu o avanço dos empreendimentos eólicos, que também mencionou as ações do PAO e abordou os possíveis impactos dos complexos eólicos sobre a Caatinga e as onças.
O PAO também foi representado internacionalmente! Carolina Esteves palestrou, em fevereiro, sobre os impactos relacionados aos parques eólicos que podem afetar as onças no país, no webinar “Wind Energy and Terrestrial Mammals”, organizado pela Rede de Pesquisa e Engajamento Ambiental e de Energia Eólica (WREN).
Além disso, os trabalhos realizados pelo PAO ganharam destaque em emissoras de televisão. Em abril, fomos convidadas pelo programa Terra da Gente, da EPTV, afiliada da Rede Globo, para participar de uma gravação no Boqueirão da Onça. Foram tantas oportunidades de gravação que a reportagem acabou sendo dividida em 3 episódios, transmitidos ao longo de 2024. Entre os temas abordados estavam as cavernas no Boqueirão, exploradas pela equipe, e um bate-papo sobre as atividades do PAO, que contou com o depoimento de Seu Manuel, morador da região. Ele destacou o eficiente curral anti-predação construído pelo PAO, que tem feito diferença na convivência com os predadores locais.
Gravação de reportagem para o programa Terra da Gente
O PAO também esteve presente em palestras voltadas para jovens. Ainda em abril, Carolina Esteves, palestrou no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, sobre as oportunidades e os desafios para conservação das onças na Caatinga. Por meio de uma videoconferência, ela compartilhou as ações do PAO, além de informações sobre as onças, o bioma Caatinga e os parques eólicos, levando ao público juvenil uma discussão de grande relevância.
Neste ano, também estivemos presentes em eventos! Em setembro, participamos do 2º Curso de Comunicação para a Conservação, realizado em Campo Grande (MS). O curso foi promovido pela Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ) e pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), com o apoio da Disney Conservation Foundation e do Parque das Aves. Representando o PAO, nossa pesquisadora e coordenadora de comunicação Sylvia Masuno marcou presença no evento, reunindo renomados pesquisadores e profissionais da área de comunicação para discutir os impactos da comunicação na conservação ambiental.
Curso Comunicação Para Conservação, 2024.
No dia 8 de novembro de 2024, foi divulgada a matéria “Projetos tentam frear ameaças à fauna e flora” no jornal Valor Econômico, por Jacilio Saraiva. Carolina Esteves teve uma participação especial na matéria destacando os desafios enfrentados pelo PAO e ações do programa, que desempenha um papel essencial na conservação, ampliando o conhecimento sobre a biologia, a ecologia e as dimensões humanas na região.
E ainda, em comemoração ao Dia Nacional da Onça-Pintada, celebrado em 29 de novembro, Daiana Polli, bióloga, professora e pesquisadora do PAO, foi entrevistada pelo Farol da Bahia na matéria “Dia Nacional da Onça-pintada: menos de 30 animais foram identificados em território baiano, segundo levantamento”. Durante a entrevista, ela falou sobre o preocupante cenário enfrentado por esses felinos, destacou o monitoramento realizado pelo PAO e apresentou as ações, os resultados alcançados pelo programa e as perspectivas futuras para conservação destas espécies.
Eventos realizados pelo PAO
Em comemoração ao Dia da Caatinga (28 de abril), o Programa Amigos da Onça lançou seu 1º Concurso Cultural! Os participantes deveriam responder no Instagram a pergunta: “Como a Caatinga te inspira a agir pela conservação da biodiversidade e dos ecossistemas únicos desta região?” Foram dois ganhadores que receberam um certificado, uma caneca de café do PAO e um brinde surpresa. O concurso nos aproximou e engajou os seguidores que apoiam e acompanham nosso trabalho.
Além disso, no dia 10 de agosto, o Programa Amigos da Onça celebrou seu aniversário, que havia ocorrido em julho. Nossas frentes Ecologia/Biologia e Dimensões Humanas comemoraram 12 anos de muita luta e trabalho para conservação da sociobiodiversidade da Caatinga! Nesta data, ocorreu um dia repleto de minicursos, organizado pelo PAO: “Eco Jornada-Caminhos para Conservação”. O evento foi realizado online e reuniugrandes especialistas e idealizadores do programa, com palestras abordando temas importantes, como animais selvagens, monitoramento, conservação, literatura e muito mais.
Folder de divulgação Ecojornada, 2024
Atividades em campo
O PAO também atuou fortemente na educação infantil esse ano com a entregas das cartilhas “Na trilha da onça”, desenvolvidas pelo Programa Amigos da Onça e produzidas em parceria com a Sustainable Trade Partner (STP Way), divididas em duas versões, uma destinada às crianças de 0 a 5 anos com atividades educativas abordando a fauna e flora da região, e outra para 6 a 12 anos, que retratam também a convivência entre pessoas e onças. O material educativo visa levar conhecimento às comunidades acerca da importância da conservação das onças e da biodiversidade da Caatinga de forma leve e divertida.
Na última semana de março, foram realizadas entregas das cartilhas na comunidade Queixo Dantas, Campo Formoso (BA). O evento aconteceu no galpão da associação de moradores, onde foram reunidas 20 crianças da escola da comunidade. Foi um evento lúdico, com apresentação e música para as crianças. O ponto alto do evento foi a entrada de Cláudia B. Campos, nossa colaboradora externa e co-fundadora do PAO, fantasiada de onça.
Em setembro, foram realizadas entregas das cartilhas “Na trilha da onça”, em escolas da Zona Rural do Município de Morro do Chapéu- BA. As entregas ocorreram na 2° edição do evento “Morro Verde”, em parceria com o Projeto Bichos do Morro, nas escolas Municipalizadas de 1° grau. As crianças fizeram a leitura da cartilha e se divertiram com atividades recreativas.
Entrega de cartilhas no Morro do Chapéu-BA.
A última entrega das cartilhas foi realizada no dia 10 de outubro, na comunidade Sanharó, em Sento Sé (BA). O evento, que contou com a participação especial de Cláudia Campos, em conjunto com o ICMBio Juazeiro (BA), ofereceu à comunidade um momento de troca de conhecimentos com a presença de uma onça pintada.
Entrega de cartilhas em Sento Sé-BA.
O material destinado ao público infantil foi idealizado com o objetivo de ser distribuído às crianças das escolas do Boqueirão da Onça, enfatizando a importância da conservação da vida selvagem de uma forma lúdica. A produção e divulgação do material fazem parte de um dos nossos objetivos: a conservação das onças e da Caatinga por meio da educação ambiental.
Blog e mídias sociais
O PAO valoriza muito o papel das redes sociais como ferramenta de educomunicação, bem como uma forma de envolver o público na conservação da Caatinga e ainda mostrar todo o nosso trabalho e atividades! Durante o ano, nosso programa foi muito ativo nas redes, produzindo uma série de conteúdos informativos, participando de trends divertidas do momento, realizando quizes no Instagram, stories de datas comemorativas, reels e muito mais e ainda, comemoramos 7.000 seguidores no instagram. Produzimos também, em nosso blog, 16 textos neste ano! Estes retrataram temáticas diversas e envolventes relacionadas à conservação, à Caatinga, aos grandes felinos e até mesmo à cultura nordestina. Confira nossos textos deste ano:
- Promovendo a convivência mais harmoniosa entre comunidades e onças na Caatinga através da inovação
- Desafios da convivência entre humanos e onças na Caatinga
- Educar para conservar: compreendendo a importância da biodiversidade
- Paisagens da Caatinga: Perspectivas em Comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo
- A Cultura como Ferramenta de Preservação e Ancestralidade da Caatinga
- Ecos do Passado: A Paleozoologia e Arqueologia da Caatinga
- Herança Natural: Plantas Medicinais da Caatinga e a Etnobiologia das Comunidades Locais
- Mulheres na Linha de Frente da Caatinga: Conheça as Pesquisadoras do Programa Amigos da Onça
- A agroecologia e manejo sustentável das vegetações da Caatinga: entrevista com Helder Farias
- Dia Internacional da Onça-Parda: a comunidade como aliança para a conservação
- O papel da ciência e do biólogo para um futuro sustentável: uma entrevista com Hugo Fernandes-Ferreira
- Educação crítica e ciência ambiental: preparando as futuras gerações para enfrentar a crise climática: uma entrevista com Paulo Marinho
- Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres – o desafio da realidade ambiental e climática brasileira
- Agricultura na Caatinga: o potencial do bioma como modelo de sustentabilidade
- Turismo na Caatinga como ferramenta de ressignificação e conservação.
Artigo Publicado
Em outubro, o artigo “Mammal diversity responses to anthropic, environmental, and seasonal changes within Caatinga seasonal dry forest landscapes” foi publicado na revista científica Biotropica. A pesquisa de mestrado, realizada por nossa pesquisadora Daiana Polli em colaboração com o Programa Amigos da Onça, avaliou a influência de variáveis antrópicas, ambientais e sazonais no número de registros e na riqueza de mamíferos de grande e médio porte na Caatinga. Sendo esta, uma importante pesquisa que permite nortear a criação de estratégias de conservação e manejo mais eficientes.
Equipe
O PAO, oferece a cada seis meses, oportunidades de estágio remoto na área de comunicação. Este ano, foram realizados dois processos seletivos. Em abril, integraram a equipe Sarah Bessa e Eduarda Ferreira, graduandas em Ciências Biológicas, e Juliana Campagnoli, graduanda em Medicina Veterinária. Elas contribuíram significamente para uma comunicação mais eficiente entre o programa e o público. Em outubro, a equipe foi renovada com a entrada das estagiárias Maysa Carvalho, graduanda em Medicina Veterinária, Julia Checchinato, bióloga, e Larissa Terra, graduanda em Ciências Biológicas. O PAO mantém um banco de dados para o programa de voluntariado. Caso tenha interesse, você pode preencher o formulário, participar do processo seletivo e, quando surgirem novas vagas, juntar-se a nós!
Encerramos 2024 com um sentimento de gratidão. Foi um ano intenso, marcado por muito trabalho, dedicação e perseverança na missão de conservar a sociobiodiversidade da Caatinga. Aproveitamos este momento para agradecer a todos que acompanham e colaboram com o Programa Amigos da Onça. Que venha 2025 chegue trazendo novas oportunidades, parcerias e conquistas!